Mesmo antes da época da graduação em geofísica eu já trabalhava com programação (Delphi, Basic, C/C++, etc). Porém foi nesta época que aperfeiçoei meus conhecimentos e por ventura ouvi falar de uma tal linguagem "Python".
No final do ano passado adquiri um mini-computador chamado de Raspberrypi e assim comecei a procurar formas de programar esta fantástica ferramenta, onde para minha surpresa uma das linguagens usadas era "Python" então comecei a ler uma publicação on-line sobre a Raspberrypi chamada de TheMagPi e assim vi a necessidade de apreender mais sobre esta fantástica linguagem de programação.
Para minha surpresa descobri um curso totalmente gratuito de Python do MIT (Massachusetts Institute of Technology), disponibilizado pelo portal EDX. Como comecei com nove semanas de atraso no curso, resolvi comprar o livro texto utilizado em todas as aulas do curso para facilitar o aprendizado, para quem quiser adquirir é só acessar o site MITPress.
Após adquirir algum conhecimento nesta linguagem e pensando em possíveis aplicações desta na geofísica, em uma conversa com o pessoal da área de sismologia do IAG-USP fui apresentado a uma biblioteca para Python chamada "ObsPy", a qual provê um "framework" para leitura e escrita em vários formatos de arquivos, acesso a centros de armazenamento de dados sismológicos e rotinas de processamentos de sinais as quais permitem manipulações de séries temporais sismológicas, deste modo provendo um desenvolvimento rápido de aplicações para sismologia.
Mas chega de blá-blá-blá e vamos ao que interessa. Neste primeiro artigo irei demonstrar como instalar esta biblioteca em um sistema Linux baseado na distribuição Debian.
Na maior parte das distribuições do Linux, o Python já vem instalado por "default". Para verificar a existência deste no sistema, basta digitar python no shell, se o mesmo estiver instalado no sistema deverá aparecer a seguinte mensagem:
celso@Android:~$ python
Python 2.7.3 (default, Aug 1 2012, 05:16:07)
[GCC 4.6.3] on linux2
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>>
Caso não esteja instalado, basta fazer como segue, mas não esqueça que necessitarás a senha de "root" :
celso@Android:~$ sudo apt-get update
celso@Android:~$ sudo apt-get install python
Após o python ser instalado, teste novamente para verificar se está tudo certo. Após estes passos básicos, vamos instalar a biblioteca "Obspy" via repositório, mas para isso a primeira coisa que devemos fazer é identificar qual versão do sistema operacional está instalada em nosso PC, em distribuições baseadas em Debiam digite: lsb_release -cs.
celso@Android:~$ lsb_release -cs
precise
precise
No meu caso como tenho o Ubuntu instalado a versão que estou utilizando é a "Precise", conforme demonstra a saída do comando acima. O próximo passo é inserir o endereço correto do repositório onde se encontra o "Obspy" na lista de fontes em nossa máquina, para isto utilize um editor de texto de sua preferência (vi, vim, gedit, etc) e acesse como "root" o arquivo "sources.list" que se encontra em "/etc/apt/" e insira no final do arquivo a seguinte linha:
deb http://deb.obspy.org CODENAME main
Não esqueça de substituir "CODENAME" pela versão do seu sistema, no meu caso ficou assim:
deb http://deb.obspy.org precise main
Salve e feche o arquivo. O próximo passo é inserir a chave que testa a integridade dos pacotes baixados do repositório do "obspy", para isso digite o comando abaixo:
celso@Android:~$ wget --quiet -O - https://raw.github.com/obspy/obspy/master/misc/debian/public.key | sudo apt-key add -
Para instalar a "Obspy" com todas as dependências digite:
celso@Android:~$ wget --quiet -O - https://raw.github.com/obspy/obspy/master/misc/debian/public.key | sudo apt-key add -
Para instalar a "Obspy" com todas as dependências digite:
celso@Android:~$ sudo apt-get update
celso@Android:~$ sudo apt-get install python-obspy
Espero que tenham conseguido instalar esta fantástica ferramenta, qualquer dúvida não exitem em perguntar. No próximo artigo irei mostrar como implementar um simples programa em python utilizando a biblioteca "obspy".
Até lá!
Celso B. Varella Varella Neto